A História de Castelândia

2- CASTELÂNDIA – ASPECTOS HISTÓRICOS, GEOGRÁFICOS E SOCIOECONÔMICOS

2.1- Origem e formação

Na década de 1940, algumas famílias oriundas principalmente de Minas Gerais, ocuparam as terras férteis e deram início ao povoamento do local. Os pioneiros foram: senhor Izidoro Ferreira Martins e sua esposa Luzia Ferreira Martins; o casal Abílio José de Freitas e Idelcina Pereira Martins, Andirá e outros; que se estabeleceram ás margens a rodovia Sul Goiana, dando início ao povoado de Castelândia, no município de Rio Verde. A toponímia é uma junção de Castelo (Ribeirão) e “Andirá” (Uberlândia), origem da maioria dos viajantes da época.

Por ser distante da sede do município, 83 km, o Distrito de Castelândia teve dificuldades de acesso aos serviços públicos básicos, o que acelerou a luta pela emancipação. Castelândia foi Distrito de Rio Verde de 1963 até 1991, tornando-se Município através da Lei nº 11.400, de 16 de Janeiro de 1991. A instalação oficial do município de Castelândia, se deu no dia 1º de Janeiro de 1993, com a primeira eleição para prefeito, que elegeu, o senhor Luiz Antônio Coelho (PMDB), hoje já falecido. A esposa do senhor Luiz, senhora Margarida Gomes Coelho, foi vereadora da cidade.

Os primeiros anos de administração própria, sofreu alguns percalços, devido à necessidade de se implantar toda infraestrutura, com recursos que praticamente inexistentes para o funcionamento de setores tais como: Educação, Saúde, Assistência Social, e ainda o funcionamento dos poderes Executivo e Legislativo. Mesmo assim, os desafios foram enfrentados e Castelândia possui três escolas públicas: o Colégio Estadual Dona Elba Ferreira Garcia de (2ª fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio); e as escolas municipais: João Inácio e José Mendes de Paula (Educação Infantil e 1ª fase do Ensino Fundamental). Em 1997 assumiu a prefeitura de Castelândia, mais conhecido por Meinha, que desenvolveu um profícuo trabalho ao lado de sua esposa Leonilda Aparecida de Paula Miguel.

Nas eleições de 2000, Meinha se reelege e seu mando se estende até dezembro de 2004. No dia 1º de janeiro de 2005, o senhor Octávio Antônio Dias Júnior (PSDB), assume o poder Executivo, com mandato até dezembro de 2008. Nas eleições de 2008, o senhor Ednaldo Andrade Miguel, foi eleito, então pelo PMDB, para mandato de prefeito até dezembro de 2012, e atualmente continuando mandato por reeleição pelo PSD, até o ano de 2016.

Localizado na Mesorregião Sul Goiano e na Microrregião Sudoeste Goiano, o município de Castelândia tem território de 297,42 km² e população de 4.451 habitantes (estimativa do IBGE – 2006); e faz limite com os municípios de: Maurilândia, Rio Verde, Quirinópolis, Bom Jesus de Goiás e Santa Helena de Goiás, sendo banhado pelo Rio Dos Bois.